Artigo
Publicado em 26/08/2021 às 21:59:29
Como se preparar para a prova de análise técnica do CNPI?
A prova de Conteúdo Técnico (CT1) é a avaliação que habilita o analista a realizar recomendações de investimento com base em padrões gráficos. Para mim, a prova foi um desafio muito grande, pois praticamente iniciei do zero a preparação, com um conhecimento muito pequeno de entrada. Percebi que a prova é bastante pautada em três tópicos: Padrões, Figuras e Indicadores e me concentrei nestes conteúdos.
Como todas as provas da APIMEC, o CT1 é composto por 60 questões e uma hora e cinquenta minutos de duração. A aprovação depende do acerto mínimo de 40 questões.
O primeiro ponto importante da prova, que não é divulgado pela APIMEC é a divisão por módulos e suas respectivas quantidades de questões. Assim podemos ver quais são os módulos de estudos com maior número de questões e o peso na somatória da prova. As estatísticas do exame atual são:
- Fundamentos da Análise Técnica - 8 Questões
- Teoria de Dow - 3 Questões
- Conceito de Tendência - 5 Questões
- Figuras Gráficas - 12 Questões
- Teoria das Ondas de Elliot - 3 Questões
- Padrões de Candlestick - 9 Questões
- Indicadores - 12 Questões
- Gerenciamento de Risco - 2 Questões
- Estratégias Operacionais - 3 Questões
- Trading Systems - 3 Questões
Vou tentar falar um pouco sobre cada tópico, como eu acho importante estudar e se preparar para a prova, visto que como foi dito anteriormente, o foco principal do candidato deve estar nos tópicos de: Figuras Gráficas, Padrões de Candlestick e Indicadores.
A parte de fundamentos se baseia claramente no que é a análise técnica e como ela difere da análise fundamentalista. Também encontramos questões sobre as premissas básicas da AT, perguntas sobre os tipos de gráficos e as diferenças entre eles, assim como os tipos de escala possíveis, conceito de indexação e períodos gráficos. Percebe-se que é um módulo com muitas questões, mas o conteúdo é razoavelmente pequeno.
A parte da Teoria de Dow fala por si só, é dominar os conceitos. Acredito que seja importante principalmente saber as suas ideias básicas, identificar em gráficos e saber o conceito sobre a Tendência primária de alta e a Tendência primária de baixa, além de questões sobre a importância do “volume” e sobre a Regra de Confirmação. Módulo também pequeno e que depende mais da boa leitura e do entendimento da concepção de Dow.
O terceiro segmento vai tratar de Tendência e aqui o candidato precisa saber o básico sobre definição, direção e força. A prova recorre bastante sobre a representação de Linha de Tendência de Baixa e Linha de Tendência de Alta. Perguntas conceituais e gráficas sobre Suporte e Resistência, assim como a ideia de Bipolaridade. Por fim, faz questionamentos acerca de Pivôs e Canais. Outro tópico relativamente pequeno, mas sem muitas complicações. A realização de muitos exercícios faz com que o aluno assimile este tipo de conteúdo.
O quarto módulo, figuras gráficas, é um dos principais da prova. Vai demandar do aluno questões conceituais e gráficas sobre os padrões gráficos utilizados na análise técnica. Em alguns padrões é válido saber a importância do volume de negociação, tempo de formação e o seu objetivo de projeção após formação. Vou destacar alguns que eu acredito serem imprescindíveis saber para a prova.
- Padrões de Continuidade
- Triângulo
- Flâmula
- Bandeira
- Retângulo
- Xícara
- Padrões de reversão
- Ombro-Cabeça-Ombro
- Ombro-Cabeça-Ombro Invertido
- Topo Duplo
- Fundo Duplo
- Topo Triplo
- Fundo Triplo
- Cunha
- Gaps
- Área ou comum
- Corte ou fuga
- Medida ou Continuidade
- Exaustão
- Ilha de reversão
Destaco que é necessário o pleno domínio deste tópico para a prova. Com esse módulo bem assimilado, a chance de aprovação aumenta muito.
A quinta parte da prova contém os conceitos da Teoria das Ondas de Elliot. Nesta parte, o aluno tem que compreender o padrão das ondas e suas respectivas regras, assim como quantas ondas são de impulso, quantas são de correção, quantas ondas no total e etc.. Ainda é importante saber a proporção das ondas, que é a base matemática das ondas de Elliot, muito conhecida como Fibonacci.
O sexto módulo, Padrões de Candlestick, também é um dos principais da prova. É importante dominar a identificação de padrões, o que exige do aluno um grau de conhecimento dos diversos tipos de formas que podem ser apresentadas e seus diferentes significados para a análise técnica. Diante disso, recomendo fortemente o conhecimento de praticamente todos os padrões e suas respectivas características, diferenças e formatos, pois uma grande parte do módulo vai se concentrar nisto. Vou destacar os mais recorrentes nas provas e os quais eu acredito que sejam de suma importância para a aprovação.
- Padrões Básicos
- Dia longo ou Long day
- Dia curto ou Short day
- Marubozu
- Estrela ou Star
- Spinning Top
- Dojis (Estrela, Libélula e Tumba)
- Padrões de Reversão Altista
- Martelo ou Hammer
- Martelo Invertido ou Inverted Hammer
- Belt hold de alta
- Engolfo de alta
- Linha penetrante
- Harami de alta
- Bebe abandonado de alta
- Estrela da Manhã
- Padrões de Reversão Baixista
- Estrela Cadente
- Enforcado
- Engolfo de baixa
- Belt hold de baixa
- Nuvem negra ou Dark cloud
- Harami de baixa
- Bebe abandonado de baixa
- Estrela da Tarde
- Padrões de Continuação Altista
- Gap de alta tasuki
- Método de alta em três
- Padrão de linhas brancas lado a lado de alta
- 3 soldados
- Padrões de Continuação Baixista
- Gap de baixa tasuki
- Método de baixa em três
- Padrão de linhas brancas lado a lado de baixa
- 3 corvos negros
O sétimo módulo, Indicadores, é o que vai demandar mais tempo de aprendizado do aluno, além de ser um dos pilares para o sucesso na prova. Aqui se cobra realmente uma análise gráfica nas questões. Desta forma, o aluno deve conhecer e saber usar os principais indicadores da análise técnica. Não teria muito como eu aprofundar em dicas sobre esses indicadores. O melhor conselho seria saber para que servem e como são definidos.. Para guiar os estudos, vou destacar os indicadores que costumam ser mais cobrados:
- Rastreadores
- Média móvel (cruzamentos é muito importante)
- Bandas de Bollinger
- Hilo activator
- Osciladores (regiões de sobrecompra e sobrevenda)
- Momento
- ROC
- MACD( o seu Histograma é muito importante)
- Índice de Força Relativa (IFR)
- Estocástico
- OBV
- Divergências
Destaco profundamente este tópico, pois na maioria das vezes ele costuma ser o divisor de águas da aprovação do aluno. Por conta disso, estude bastante e faça muitos exercícios sobre esse assunto que será de suma importância para o seu resultado final.
O próximo assunto é o de menor relevância para a prova, mas muito importante para a carreira do analista. Neste seguimento, é cobrado do aluno um conhecimento sobre os fundamentos de risco e retorno, o que é stop gain, stop loss e stop móvel, como usar, como definir, o que impacta, e além de saber as ferramentas principais e mais eficazes utilizadas na prática nas instituições financeiras. O peso no somatório total da prova é pequeno, mas vale aprender e executar esses ensinamentos no dia a dia.
O nono tópico vai cuidar das estratégias que o analista técnico pode executar, como por exemplo:
- Position trade
- Swing trade
- Day trade
- Scalper trade
Nesta parte, ainda podem ser cobradas algumas combinações de técnicas, usando elementos gráficos com indicadores.
Por fim, o último módulo vai se dedicar aos Trading Systems. Neste ponto, vale a pena focar não apenas no entendimento técnico e operacional, mas também no conhecimento do fluxograma de construção de um Trading System:
- Escolha do tempo gráfico
- Regras de entrada e saída
- Gerenciamento de risco
- Simulação histórica
- Validação
Também destaco a importância da otimização na simulação histórica, que vem sendo tema recorrente em prova.
Como podemos ver, a prova demanda bastante estudo, ainda mais se o aluno não tiver uma base muito boa no assunto. No entanto, ao mesmo tempo que exige dedicação, você não vai encontrar nada que seja extremamente complexo na ementa.
Uma última dica é fazer muitos exercícios para fixação do conteúdo. Isso vai aumentar muito as suas chances de ser aprovado(a).
Vou fazer um pequeno relato da minha preparação...
Eu me concentrei basicamente em dois livros textos: Flávio Lemos, Análise Técnica dos Mercados Financeiro e Eduardo Matsura, Comprar ou Vender?.
Mas a verdade é que o conteúdo do CNPI ainda é muito pouco difundido e não existiam simulados disponíveis na internet na minha época.
Foi aí que eu decidi juntar vários colegas que já tinham feito a avaliação, montei uma relação de mais de 400 questões que cobrem todo o conteúdo (muitas delas são idênticas às cobradas na prova), que eu considero suficiente tanto para fixação como treinamento para o exame de Conteúdo Técnico (CT1).
Todas estas questões estão contempladas aqui nos simulados do Economia do Dia, por isso aproveitem.
Quero acessar os simulados gratuitos do Economia do Dia
É possível se preparar apenas pelo método gratuito?
Uma outra pergunta frequente por aqui é se é possível passar no CNPI estudando apenas pelo método gratuito. A resposta é que sim, é possível. Caso opte pelo material gratuito, temos apostilas e simulados disponíveis aqui no nosso site.
No entanto, nosso curso completo com SEGURO APROVAÇÃO e suporte no Whatsapp vai fazer você economizar tempo e garantir a sua aprovação de primeira (ou seu dinheiro de volta).
Além disso, adquirindo o curso completo, você poderá ter acesso ao gabarito comentado de todas as questões preparatórias e o relatório de desempenho dos simulados realizados.
Quero me inscrever no curso completo preparatório para o CNPI
Publicado por
Publicado em 26/08/2021 às 21:59:29
Compartilhe
Veja Também
Assinatura Planos e Cursos
Valuation do Zero à Prática
R$ 997,00 / 1 Ano
Avaliação de ações e fundos imobiliários na prática, com videoaulas, relatórios completos de análise e planilhas de valuation.
Assine agoraCNPI - CB + CG
R$ 2.197,00 / 1 Ano
Curso preparatório para a certificação CNPI, com videoaulas, simulados premium, suporte no whatsapp e seguro aprovação na primeira prova.
Assine agora