Artigo
Publicado em 14/05/2020 às 18:02:55
CDI
O que é e como funciona o CDI?
Se você atua no mercado financeiro ou tem o costume de estudar sobre finanças e investimentos, provavelmente já se deparou em algum momento com o termo CDI.
Neste artigo você vai entender tudo sobre CDI de uma forma clara e objetiva.
Então vamos lá...
Antes de mais nada, é necessário compreender que existe uma regra do Banco Central que determina que os bancos comerciais devem fechar o dia com saldo positivo, isto é, o valor financeiro de saques não pode ser superior ao valor de depósitos. Caso o valor de saques supere o valor de depósitos, o banco deficitário precisa tomar recursos emprestados.
Quando isso acontece, o banco que precisa de recursos tem basicamente duas opções: recorrer ao Banco Central ou ao mercado interbancário.
Caso resolva tomar empréstimos junto ao Banco Central, o banco vai pagar a chamada taxa de redesconto, que é um importante mecanismo de política monetária. Basicamente, a taxa de redesconto é o valor cobrado pelo Bacen para emprestar recursos aos bancos comerciais.
Agora...da mesma forma que um determinado banco pode precisar tomar recursos no final do dia porque está com saldo negativo, outro banco pode estar com caixa e querer emprestar seus recursos extras.
O CDI é um título emitido pelos bancos e que serve justamente para lastrear estas operações de empréstimos de curto prazo entre instituições financeiras. A sigla é a abreviação para certificado de depósito interbancário e sua principal função é transferir recursos de uma instituição financeira para outra, trazendo mais liquidez para o mercado.
Além disso, a taxa média diária do CDI é utilizada como parâmetro para avaliar a rentabilidade de fundos e aplicações financeiras. A referência adotada pelo mercado vem da taxa média diária destes empréstimos entre bancos.
É extremamente comum nos depararmos com taxas de rentabilidade de produtos financeiros que estejam atreladas ao CDI, especialmente nos mercados de crédito privado e fundos de investimento em renda fixa.
Podemos dizer que o CDI é o principal “benchmark”, ou índice de referência, para estes mercados no Brasil e portanto é normal que a cartilha de vários produtos de investimento mostre uma rentabilidade relativa atrelada a este indicador.
Exemplo: fundo de renda fixa rendeu 110% do CDI no último ano.
Por fim, é comum a dúvida entre CDI e SELIC, já que, em geral, o valor do CDI costuma estar bem próximo ao valor da taxa SELIC. No entanto, a taxa SELIC Meta, (taxa básica de juros da economia definida nas reuniões do COPOM), é conceitualmente bem diferente do CDI.
Repare no gráfico abaixo que o valor do CDI está sempre um pouco abaixo do valor da taxa SELIC meta. Por que será?
A resposta é mais simples do que parece...
Se a Selic for muito maior que o CDI, os bancos podem preferir emprestar dinheiro ao governo, e não ao outros bancos, já que assim terão uma rentabilidade maior. Por outro lado, se a Taxa CDI estiver muito acima da Selic, a remuneração dos títulos que usam essa taxa sobe, o que também não é interessante para os bancos.
Historicamente, os dados mostram CDI sempre se estabeleceu em patamares ligeiramente inferiores a taxa básica de juros. .
O conceito de CDI ficou mais claro para você agora?
Se a leitura tiver sido relevante, comenta e compartilha com aquele amigo(a) que pode se interessar.
Tem interesse em trabalhar no mercado financeiro?!
Acesse nossos cursos preparatórios para as certificações e dê o próximo passo na sua carreira.
Publicado por
Publicado em 14/05/2020 às 18:02:55
Compartilhe
Veja Também
Comentários
Assinatura Planos e Cursos
CEA
R$ 997,00 / 2 Anos
Curso preparatório para a certificação CEA, com videoaulas, simulados premium, suporte no whatsapp e seguro aprovação.
Assine agoraANCORD
R$ 797,00 / 2 Anos
Curso preparatório para a certificação ANCORD, com videoaulas, simulados premium, suporte no whatsapp e seguro aprovação.
Assine agoraSimulados Simulados
ANCORD: Módulo XIV
Tempo limite: 20 minutos.
Teste seus conhecimentos sobre o Módulo XIV da prova da ANCORD - Mercado de capitais - outros produtos não classificados como valores mobiliários - modalidades, operacional e liquidação
CPA-10: Módulo II
Tempo limite: 20 minutos.
Teste seus conhecimentos sobre ética, regulação e análise do perfil do investidor.