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Artigo

Publicado em 08/06/2021 às 14:15:28

Como se destacar no mercado de AAI's?

Entenda as melhores estratégias para captar e reter clientes.

O Agente Autônomo de Investimentos trabalha como contratado de uma instituição financeira representante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários. Basicamente, empresas como XP Investimentos, BTG Pactual, Safra. Órama, Guide, entre outras, possuem escritórios de investimentos que as representam e distribuem seus produtos.

A XP Investimentos atualmente é o maior player do mercado em termos de capilaridade e volume de recursos sob gestão, com mais de 600 escritórios de investimentos associados. O BTG Pactual também está investindo pesado no segmento, expandido sua rede de escritórios, realizando operações de M&A e transformando alguns destes escritórios em corretoras,

Em resumo, esse é um mercado que está em franca expansão e que deve continuar aquecido nos próximos anos.

Mas se você deseja trabalhar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI), saiba que não é um processo fácil. Muitos profissionais que optam por trabalhar no segmento de assessoria de investimentos ou que realizam uma transição de carreira acabam desistindo na fase de arrebentação (os primeiros 6 a 18 meses).

No entanto, também são muitos os exemplos de pessoas que conseguiram prosperar como AAI no médio/longo prazo. A XP Investimentos considera que um bom assessor consegue captar em média R$1MM por mês, ainda que esta captação não seja constante todos os meses.

Mas o que importa é que, em geral, todos esses profissionais que se destacam no segmento de Financial Advisory têm certas características em comum e costumam seguir algumas boas práticas.

Descubra são os fatores mais importantes para você se destacar como AAI no vídeo abaixo!

Em resumo, podemos destacar algumas destas características imprescindíveis:

1 - Resiliência 

Não é todo mês que você vai conseguir captar milhões de reais e tá tudo bem. Foque no processo e não desanime que os resultados irão surgir

2 - Diligência nas recomendações

Não repasse relatórios ou faça recomendações para os seus clientes sem entender as premissas, riscos e oportunidades envolvidas, de acordo com cada perfil de investidor.

3 -  Domínio da parte técnica e operacional dos produtos de investimento

Em geral, os melhores representantes comerciais são aqueles que conhecem muito bem os seus produtos, serviços e clientes.

4 - Presença

Torne-se uma referência primeiramente para as pessoas que você conhece e faça com que estas pessoas enxerguem valor no seu trabalho e estejam aptas a recomendar os seus serviços.

5 - Cliente em primeiro lugar

Os objetivos do seu cliente valem mais do que a sua remuneração variável. Jogue limpo e explique todos os riscos envolvidos.

6 - Indicações

Peça indicações em todas as suas reuniões. O boca a boca continua sendo o melhor método de marketing justamente porque é espontâneo.

7 - "Querência"

Trabalhe com intensidade. Não tenha vergonha do seu trabalho e muito menos de ganhar dinheiro. Valorize a sua atuação profissional e mostre que ela gera um enorme valor agregado para os seus clientes e que naturalmente você será remunerado por isso.  

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Publicado por

Frederico Nobre

Frederico Nobre

Frederico Nobre - CNPI/CEA - é economista (UFRJ) e fundador do Economia do Dia

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Publicado em 08/06/2021 às 14:15:28

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